Quantidade de aprovados para discursiva no concurso para gestor é alta

Enquanto mais de 90% se qualificaram neste ano, em 2008 e 2009 percentual foi de 3,8% e 4,3% em relação ao total de inscritos. Associação pedirá à Esaf e ao Planejamento mudança na data da prova

Mais de 90% dos candidatos que fizeram as provas objetivas do concurso para a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental – EPPGG se qualificaram para a etapa discursiva do certame. Nos dois últimos concursos, porém, a realidade foi diferente. Em 2008 e 2009, respectivamente 3,8% e 4,3% do total de inscritos - 6.066 em 2008 e 9.418 em 2009 - tiveram as provas discursivas corrigidas pela banca avaliadora.

A ANESP já havia alertado a Secretaria de Gestão Pública - Segep, órgão gestor da carreira, sobre esse risco. Entre outros pontos, a diretoria criticou a baixa exigência mínima de qualificação para a prova discursiva. De acordo com o edital, bastava ao candidato não zerar nenhuma das disciplinas e fazer pelo menos 30% da pontuação total ponderada. “Trata-se de uma regra muito benevolente para a seleção de quadros que ocuparão cargos de alta responsabilidade”, comentou a Associação em comunicado publicado no site.

Veja aqui o comunicado completo da ANESP

Outro problema gerado pelo alto número de aprovados será o custo para a realizadora do concurso: a Escola Superior de Administração Fazendária – Esaf. Deverá haver um aumento da verba pública direcionada para o certame, pois serão necessários mais avaliadores na banca. Caso contrário, ocorrerá uma queda no nível das correções.

Data da prova discursiva
A Diretoria da ANESP pedirá formalmente à Esaf e ao Ministério do Planejamento – MPOG a alteração da data da prova discursiva do concurso para gestor. Inicialmente prevista para 15 de setembro, a realizadora do certame a mudou para 20 de outubro, mesmo dia do concurso para analista e técnico do Banco Central.

O assunto foi tema de matéria no blog Investidor em Ação, da revista Exame. O texto “Concurso Público: ele atende ao interesse público?” critica a falta de planejamento e coordenação por parte da administração para realização de seleções e indica a incoerência do governo ao se privar de selecionar bons candidatos não aprovados em um concurso, mas que poderiam passar no outro.

Leia a matéria no blog da revista Exame

Assim como o concurso para EPPGG, o do Banco Central é aberto a todos que possuem nível superior. As atribuições de um analista do BC envolvem, por exemplo, a formulação, execução, acompanhamento e controle de planos, programas e projetos de áreas como Política Econômica e Monetária ou de infraestrutura e logística, temas que podem interessar pessoas com perfil para gestor governamental. Por isso, muitos dos candidatos inscritos nos dois concursos terão de escolher entre uma das provas.

A ANESP também informa que está reunindo mais dados que podem subsidiar sua assessoria jurídica e fortalecer a ação movida contra o edital. As pessoas que tiverem novidades pertinentes podem compartilhá-las com a entidade pelo e-mail comunicacao@anesp.org.br.

Fonte
Assessoria de comunicação ANESP