Proposta de nova logomarca da ANESP

A ANESP está reformulando sua logomarca para torná-la tecnicamente mais aplicável, moderna e identificada com a carreira, e sanar limitações da atual quanto à aplicação em produtos de divulgação.

Pontos negativos da atual logomarca:
- Parte ilustrada significativamente maior que o nome da entidade.
- Nome por extenso demasiadamente grande, o que inviabiliza a leitura em aplicações reduzidas (Ex: Cartões de visita, canetas, agendas, etc).
- Disposição vertical do nome “ANESP” em conflito com a disposição horizontal do nome da Associação, escrito por extenso (falta harmonia nos elementos visuais).

Veja aqui a nota técnica completa sobre a atual logomarca

A Associação já recebeu uma proposta de nova logo (imagem abaixo). Conforme descrito pela agência i-Comunicação, ela preserva o ícone formado a partir das pilastras do Palácio do Planalto (símbolo do Poder Executivo), com um aprimoramento dos traços; reforça a identidade nacional da carreira e da ANESP por meio do uso das cores da bandeira nacional; e remete à ideia de tradição, força e austeridade com o uso do preto nas margens e letras utilizadas na logo.

Confira na íntegra a defesa técnica da opção de logo marca

A Associação gostaria de contar com os associados nesse processo de renovação. Os que tiverem observações sobre a proposta acima podem postá-las, até 25 de novembro, neste espaço (clique abaixo em “Adicionar novo comentário”).

No dia 26, às 12h30, haverá uma Assembleia Geral em que os associados votarão pela aprovação da nova logomarca. O encontro também servirá para apresentar o edital de seleção de empresa para construção do novo site institucional da ANESP, da Rede Socioprofissional dos Gestores e da ferramenta para pesquisa e montagem do Banco de Interesses, Competências e Produção Acadêmica.

Caminho até a proposta
Para chegar a essa logomarca, a ANESP percorreu uma trajetória que envolveu reflexões da diretoria com profissionais da área de design e comunicação, elaboração de um edital de convite para contratação da empresa e apresentação de propostas até o produto final.

O edital foi lançado no site da Associação no dia 13 de setembro. A empresa vencedora, a i-Comunicação, apresentou proposta técnica e comercial mais vantajosa, de acordo com as regras da seleção. A agência fez um estudo detalhado sobre o perfil da carreira e da Associação, e no dia 15 de outubro apresentou à diretoria três opções iniciais de logo.

No dia 7 de novembro, os diretores solicitaram os seguintes ajustes:

- Manutenção das silhuetas das colunas do Palácio do Planalto (atual logomarca), pois representa o Poder Executivo, locus de atuação da carreira.
- Uso das cores da bandeira do Brasil, remetendo à característica cidadã, republicana e nacional da carreira;
- Uso da cor preta no nome da Associação para remeter à ideia de austeridade e seriedade;
- Uso do nome fantasia “Associação Nacional dos Gestores Públicos Federais” na logo, que também será utilizado na estratégia de comunicação com a imprensa e a sociedade (a razão social da entidade permanece a mesma). 

Comentários sobre a matéria