Associados enchem Assembleia e mostram atenção com mobilidade

Debate sobre o tema foi o principal no encontro realizado na última terça-feira (26), no Ministério do Planejamento. Gestores também foram convocados a comparecer em mobilização da campanha salarial encampada pelas carreiras de Estado

Na tarde da última terça-feira (26), dezenas de EPPGGs estiveram no auditório do Ministério do Planejamento para a Assembleia Geral da ANESP. O encontro teve como temas centrais a discussão sobre mobilidade e a participação da Associação nos atos e articulações da campanha salarial movida pelas carreiras típicas de Estado.

Confira abaixo um resumo sobre o debate:

Mobilidade
O ponto foi o principal em pauta. Os associados mostraram preocupação com a questão e participaram de forma intensa com colocações e sugestões. Os assunto está no centro das atenções dos gestores.

A Diretoria aproveitou para informar que desde a Assembleia dos dias 27 de abril e 4 de maio, que debateu pontos concernentes à mobilidade da carreira, tentava agendar reunião com a Segep. Entretanto, só agora conseguiu. O encontro será em 2 de julho – ocasião na qual será entregue um documento com as propostas deliberadas na Assembleia e com a defesa da atuação transversal em benefício do interesse público.

Ao final, os participantes deliberaram por três encaminhamentos: a solicitação ao MPOG, com base na Lei de Acesso à Informação, sobre questões envolvendo as movimentações de gestores; a produção de um manifesto a favor da atuação transversal em benefício do interesse público; e o indicativo de realização de um ato público na segunda quinzena de julho, com participação maciça da carreira de EPPGG, em favor da mobilidade (maiores detalhes ainda serão definidos).

Negociação Salarial
De acordo com o diretor Ricardo Vidal, a situação está difícil para as carreiras do Poder Executivo, incluindo as exclusivas de Estado. O propósito do governo é excluí-las de qualquer majoração em 2013. Não existe pressa para apresentar uma contraproposta às demandas dos servidores e do prazo para negociação está cada vez mais curto, devido ao fechamento da Lei Orçamentária Anual (no fim de agosto).

Por isso, as associações e sindicatos que compõem a União das Entidades Representativas das Carreiras de Estado – grupo integrado pela ANESP – realiza ações para pressionar o governo a mudar sua postura. A próxima, considerada uma das principais, será a mobilização do dia 28 de junho, às 14h, em frente ao Ministério do Planejamento (leia mais sobre o movimento aqui).

O posicionamento aprovado pela Assembleia foi o de apoio ao movimento. A Diretoria salientou que a participação dos gestores na ocasião é importante para fortalecer o ato e para marcar a presença da carreira perante as demais categorias.

Aprovação da ata da Assembleia anterior
A ANESP receberá até a próxima segunda-feira (02) contribuições de associados que queiram sugerir alterações na redação da ata da Assembleia anterior. O e-mail para a qual elas devem ser enviadas é comunicacao@anesp.org.br.

Maiores detalhes sobre a Assembleia serão divulgados na minuta de ata, que ficará disponível em breve no link Atas e Balancetes (área restrita do site).

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP