ANESP se reúne com Universidade Columbia e SEGEP para discutir possibilidade de parceria

ANESP trabalha para fomentar a capacitação de EPPGGs. Foto: Filipe Calmon / ANESP

ANESP trabalha para fomentar a capacitação de EPPGGs. Foto: Filipe Calmon / ANESP

A Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP), participou de encontro com a Universidade Columbia e a Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEGEP/MP), na manhã de segunda-feira (23), na SEGEP. A reunião teve como finalidade discutir a possibilidade de parceria entre Columbia e MP, particularmente, para conceder apoio a EPPGGs e outros servidores públicos para participar do programa de Mestrado Executivo em Gestão Pública ministrado pela Columbia, parcialmente online, no Rio de Janeiro e em Nova Iorque.

O diretor do Global Center da Columbia no Rio de Janeiro, Thomas Trebat, com auxílio da coordenadora do mesmo centro, Maria Luiza Paranhos, aproveitou a ocasião para apresentar ao secretário de Gestão Pública, Genildo Lins, detalhes do programa. Ministrado por uma das 15 melhores universidades do mundo, o Mestrado desenvolve forte capacidade analítica qualitativa e quantitativa em seus alunos; cultiva habilidades de pensamento estratégico e de liderança; e ensina conteúdo altamente relevante para servidores públicos — de Gestão Financeira a Desenvolvimento Sustentável.

O representante da ANESP no encontro, o diretor de Comunicação, Matheus Azevedo, destacou a qualidade do curso e utilidade para EPPGGs e outros servidores públicos. Segundo o dirigente, esse tipo de capacitação, de excelência, para atuais e futuros líderes públicos, mais que compensa seus custos, pois possibilita que dirigentes produzam grandes impactos positivos para a sociedade e cometam menos erros estratégicos. Outra vantagem, ressaltou Matheus, é o formato do curso. Com parte das aulas ministradas online e no Rio, ele seria ideal para atender servidores em cargos altos no governo e/ou com filhos, que não têm condições de se afastar por muito tempo para estudar fora do país.

Conheça o Mestrado em Gestão Pública da Universidade Columbia

Foram discutidas ainda possíveis vias para viabilizar a parceria entre as instituições, envolvendo apoio financeiro do MP e/ou de afastamento parcial para EPPGGs. O secretário Genildo Lins se mostrou atento e interessado, e, ao final, pediu tempo para estudar com seus assessores ambas possibilidades.

Além dos representantes citados, a reunião contou com a participação do EPPGG associado à ANESP Tito Fróes.