Governo adia data de resposta sobre reajuste salarial

Apresentação de contrapropostas aos servidores públicos federais estava prevista para ser feita até 31 de julho. Mudança para a semana compreendida entre 13 e 17 de agosto serve para que SRT debata internamente o assunto

O governo federal adiou mais uma vez a data que havia estabelecido para responder os pedidos de reajustes dos servidores. Ela passou de 31 de julho para o meio de agosto (entre os dias 13 e 17). O comunicado foi feito por ofício enviado na segunda-feira (30) pela Secretaria de Relações de Trabalho no Serviço Público, do Ministério do Planejamento (SRT/MPOG), às entidades com as quais estava negociando, entre elas a ANESP.

No documento, o governo diz que a mudança acontece para que a SRT realize reuniões internas com o objetivo de “construir soluções para o processo negocial em curso”. Essa é a terceira vez que o governo adia a data de apresentação de contraproposta neste ano.

Com a nova data fica ainda mais curto o prazo para que as entidades que representam servidores públicos negociem a tempo de incluir a previsão do aumento no orçamento. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) aprovada em 17 de julho não direciona verba para viabilizar reajustes, mas foi dada a possibilidade de que o Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA), que deve ser enviado ao Congresso Nacional até o último dia de agosto, o faça (leia mais sobre a aprovação da LDO aqui).

União das Entidades Representativas das Carreiras de Estado, grupo integrado pela ANESP, tem reunião marcada para 1º de agosto, data em que definirá novos passos em sua campanha salarial (a matéria sobre a reunião pode ser lida neste link).

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP

 

Links relacionados
Os Gestores no processo de negociação
Carreiras de Estado realizam segundo ato pela valorização dos servidores
Carreiras de Estado ampliam calendário de mobilizações
Negociações – mesas setoriais e integração entre as carreiras