Seminário trata de desafios legais para a Economia Criativa

Evento realizado pelo Ministério da Cultura tem o objetivo de construir diagnóstico e propostas sobre instrumentos legais que afetam o desenvolvimento de áreas como patrimônio, expressões culturais, artes, audiovisual e criações funcionais

Nos dias 11 e 12 de julho, a Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura, em parceria com a Câmara dos Deputados, realiza o seminário Desafios dos Marcos Legais para a Economia Criativa Brasileira. O encontro reunirá especialistas, acadêmicos, profissionais, agentes governamentais e pessoas interessadas no tema para construir um diagnóstico, proposições e propostas sobre os instrumentos legais (tributários, previdenciários, trabalhistas e de propriedade intelectual) que afetam o desenvolvimento dos setores criativos nacionais.

Para tanto, a programação conta com três momentos. O primeiro, na tarde do dia 11, será de nivelamento de conceitos e estímulo a reflexões. No segundo, na manhã do dia 12, acontecerão reuniões dos cinco Grupos de Trabalho predefinidos – ocasião em que serão traçados diagnósticos sobre os entraves jurídicos institucionais existentes nas respectivas áreas. Por último, na tarde do dia 12, os integrantes dos GTs apresentarão objetivamente os resultados obtidos nas discussões.

 

GT1 – Patrimônio (material e imaterial; arquivos; e museus)
GT2 – Expressões culturais (artesanato; gastronomia; culturas populares, indígenas, afrobrasileiras)
GT3 – Artes (dança; música; circo; teatro; artes visuais)
GT4 – Audiovisual, livro, leitura e literatura (cinema e vídeo; publicações e mídias impressas; indústrias fonográficas e da música)
GT5 – Criações funcionais (moda; design; branding; arquitetura; arte digital; publicidade)

 

O evento acontecerá na Câmara dos Deputados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link. Ao se inscrever, o participante deverá indicar em qual dos cinco Grupos de Trabalho deseja participar.

Fonte
Assessoria de Comunicação ANESP