Enap e Columbia: Ministro do Planejamento quer projeto piloto

Foto: Filipe Calmon / ANESP

Foto: Filipe Calmon / ANESP

No início da noite de quarta-feira (11), logo após o encontro com o Presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Gleisson Rubin, a ANESP e a Universidade Columbia se reuniram com o Ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), Nelson Barbosa, com o mesmo objetivo: apresentar projeto de parceria entre a instituição americana e o Governo Federal para a capacitação em alto nível de servidores públicos. Após o detalhamento das intenções por parte dos representantes da universidade, Nelson Barbosa sinalizou positivamente, valorizou a capacitação em Gestão Pública e pediu para que os encaminhamentos se dessem, primeiramente, via Enap e por um projeto piloto. O Presidente João Aurélio, o Diretor de Assuntos Jurídicos, Alex Canuto, e o Diretor de Comunicação, Matheus Azevedo, representaram a ANESP no encontro.

"É um trabalho bem interessante. Parabéns pela iniciativa da Columbia de ter vindo para o Brasil com esse objetivo. São bons projetos. De nossa parte, há interesse nessa parceria. E a forma é via Enap. Internacionalizar a Escola é um dos nossos objetivos. A Enap tem experiência nesse tipo de atuação e é por ali que podemos desenvolver mais rápido esse relacionamento. O Gleisson vai assumir essa questão. Ele vai nos dizer onde precisamos de capacitação. O ideal é começar um projeto pequeno, piloto. O piloto, sendo bem sucedido, puxa o resto”, avaliou o Ministro.

O Presidente da ANESP, João Aurélio, enfatizou um dos programas da Universidade Columbia no Brasil, o Mestrado Executivo em Administração Pública. O curso é híbrido, com aulas online, aulas presenciais intensivas no Rio de Janeiro e, durante um mês por ano, aulas em Nova Iorque, na sede da universidade. “É um curso de alto nível para capacitação de servidores do alto escalão do Governo. Já que não precisa de longo tempo de afastamento, parece-nos perfeito, merecendo o apoio que for possível”, recomendou.

Clique aqui e saiba mais sobre o Programa de Mestrado.

O diretor da universidade americana no Brasil, sediada no Rio de Janeiro pelo Global Center, Thomas Trebat, dedicou seus primeiros minutos de fala para agradecer a ANESP pelo apoio recebido por eles desde o fim do ano passado. “Os gestores da ANESP são nossos amigos. Amigos que nos têm ajudado muito. Por isso fizemos questão de convidá-los para este encontro. Nossos colegas da ANESP têm contribuído para aumentar nosso impacto no Governo Federal”.

Ainda participaram da reunião, o Chefe de Gabinete e a Assessora Especial do Ministro, Miguel Ragone de Matos e Tereza Cristina Silva Cotta, ambos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) e associados da ANESP; e Maria Luiza Paranhos, coordenadora do Columbia Global Center do Rio de Janeiro, que auxiliou o professor Thomas Trebat.