Senadores defendem a profissionalização do Estado brasileiro

Em continuidade à comemoração aos 20 anos da aula inaugural da ENAP, que marcou também o início do curso de formação dos Gestores Governamentais, o Senado realizou na tarde de ontem sessão solene em homenagem à data.

O evento foi uma defesa da capacitação do serviço público brasileiro. O senador José Sarney (PMDB/AP), à época Presidente da República, falou sobre as motivações que levaram à fundação da Escola. “Eu percebia a dificuldade em não ter um serviço público profissionalizado, com pessoas bem capacitadas.”

Sarney citou o político Joaquim Nabuco, que, com Machado de Assis, fundou a Academia Brasileira de Letras. “De acordo com Nabuco, uma Academia sem antiguidade é uma religião sem fé. A mesmo lógica serve para a ENAP. Vinte anos é pouco. Ela completará 200 anos e será uma escola com antiguidade, fé, uma religião para o Estado brasileiro”, afirmou.

De acordo com o senador Jefferson Praia (PDT-AM), a ENAP é o símbolo de uma nova era da administração pública, pautada pelo profissionalismo. O senador Geovani Borges (PMDB-AP) fez um histórico do primeiro concurso para EPPGGs, em que 68 mil candidatos disputaram 120 vagas. Os senadores Geraldo Mesquita (PMDB-AC), Eduardo Suplicy (PT-SP) e Cristovam Buarque (PDT-DF) também parabenizaram a ENAP e os gestores pela data especial.

Além dos discursos dos parlamentares, os presentes ouviram o depoimento de Gileno Marcelino, que era secretário-executivo do Ministro Aluízio Alves (Ministério Extraordinário da Administração) à época. Ele contou que os dirigentes ficaram entusiasmados com a proposta de criação de uma Escola de Governo, com base em um relatório feito pelo embaixador Sérgio Paulo Rouanet e que, ao longo desses 20 anos, o projeto certamente se mostrou bem sucedido.

Ao final, o presidente da Casa, Garibaldi Alves (PMDB-RN), disse que um dos trabalhos do Legislativo e do Executivo é para que a Administração Pública federal tenha um padrão de excelência. O senador elogiou ainda a comemoração realizada na segunda-feira, na ENAP. “Foi fraterna e alegre. Uma festa a qual eu tive a oportunidade de comparecer.”

Fonte: Assessoria de Comunicação ANESP
Fotos: 
Marina Mercante
           Geraldo Magela/Agência Senado (foto José Sarney)