Reta final: Governo apresenta tabela salarial com pequena diferença

Na reunião desta terça-feira, o governo apresentou uma proposta com um aumento muito pequeno nos vencimentos da segunda parcela (2009).  O restante da tabela permaneceu inalterado - alterações em vermelho no arquivo anexo. Representaram a ANESP o presidente Ricardo Vidal e os diretores Marcos Toscano e Roberto Pojo.

O secretário de Recursos Humanos, Duvanier Ferreira, informou que o Ciclo de Gestão tem até o dia 6 de junho para aceitar a proposta, prazo final para que se conclua o conteúdo da Medida Provisória sobre os reajustes salariais das carreiras típicas do Estado. "Caso contrário, vamos continuar a negociação para fechamento de outra MP que deve ocorrer apenas no próximo ano", afirmou Duvanier.

Os representantes do Ciclo de Gestão se mostraram indignados com a dificuldade de negociação demonstrada pelo Ministério do Planejamento durante quase um ano de campanha salarial. "Viemos dispostos a negociar, fizemos estudos e análises, apresentamos contraproposta, mas não houve avanço", disse o presidente da ANESP, Ricardo Vidal.

Apesar de garantir, na reunião do dia 8 de maio, que a negociação seguiria desvinculada de outras entidades, como o Grupo Fisco e a Unacon, o governo apresentou tabela com valores relacionados à proposta apresentada aos servidores da Receita Federal.

Segundo o secretário Duvanier, a negociação entrou na reta final e os valores apresentados representam o limite do governo.

O secretário deixou a reunião porque tinha viagem marcada. O coordenador-geral de Negociação e Relações Sindicais do MPOG, Idel Profeta, o substituiu, sentou à mesa, mas confirmou que a proposta não deverá receber novas mudanças.

Uma reunião ficou marcada para a próxima sexta-feira, dia 30, a fim de debater o assunto. A SRH informará o horário do encontro. A ANESP convocará os associados para uma assembléia a ser realizada na próxima semana, preferencialmente na segunda-feira.

Troca de informações
Para fazer um balanço do que já foi negociado até agora, os dirigentes sindicais das carreiras típicas do Estado se reúnem na próxima quinta-feira, dia 29, na sede do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal).

Da assessoria de imprensa ANESP