ANESP garante assento em nova composição do Comitê Consultivo da Carreira

Andrei Soares é Diretor de Assuntos Profissionais da ANESP. Foto: Filipe Calmon / ANESP

Andrei Soares é Diretor de Assuntos Profissionais da ANESP. Foto: Filipe Calmon / ANESP

Portaria traz também a nomeação do Presidente da ENAP para o Comitê 

Por meio da nomeação do Diretor de Assuntos Profissionais, Andrei Soares, a Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (ANESP) está representada no Comitê Consultivo da Carreira de EPPGG. A nova composição do Comitê consta da Portaria nº 75 da Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão - SEGEP, divulgada segunda-feira (13) no Diário Oficial da União (DOU).

De acordo com o documento, passam a compor o Comitê Consultivo:

I - Walter Shigueru Emura – Presidente
II - Gleisson Cardoso Rubin
III - Andrei Suarez Dillon Soares
IV - Afonso Oliveira de Almeida
V - Leila de Morais
VI - Mariana Siqueira de Carvalho Oliveira

Com a portaria, o Comitê Consultivo terá quatro novos membros, mantendo outros dois integrantes (Walter Shigueru Emura e Afonso Oliveira de Almeida) da composição anterior, estabelecida por portaria da SEGEP de abril de 2013. 

Negociações
No início de sua gestão à frente da Secretaria de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o especialista em políticas públicas e gestão governamental Genildo Lins manifestou a necessidade de alterar a composição do conselho, visto que ele ainda o integrava. 

Em diálogo com a Secretaria, ficou acordado que a ANESP, na condição de representante legítima da carreira de EPPGGs, apresentaria formalmente à Secretaria um diretor para participar do Comitê. Paralelamente, a associação tem reivindicado que tal presença no Comitê seja institucionalizada.

Com a nomeação, o diretor Andrei Soares também se afastará das negociações salariais da carreira. “Campanha salarial e pautas como a mobilidade e capacitação profissional, especialmente o Programa de Capacitação de Longa Duração, são muito diversas”, explica. “A ANESP atua de forma paralela, mas separada, em ambas as frentes. Nosso estatuto atribui a diretoria de assuntos profissionais as atribuições de acompanhar a valorização, a formação profissional, as condições de exercício e o processo de alocação de gestores”, conclui Andrei.

 Sobre o Comitê Consultivo
O Comitê Consultivo da Carreira de EPPGG tem como finalidade assessorar o órgão supervisor, atualmente a Secretaria de Gestão Pública (Segep), em assuntos relacionados à organização da carreira, ao recrutamento, à formação, à capacitação, à avaliação de desempenho, ao desenvolvimento e ao exercício dos integrantes da carreira. Este Comitê é composto por seis servidores da própria carreira.