Oportunidade de Mestrado em Columbia atrai centena de pessoas. EPPGGs são destaque

Pelo segundo ano consecutivo com o apoio da ANESP, e desta vez com a contribuição da ENAP, emissários da Universidade Columbia apresentaram o Mestrado Executivo Global em Administração Pública. O Info Session, realizado no início da tarde desta quarta-feira (02), na sede da ENAP, atraiu mais de 100 funcionários públicos e interessados, surpreendendo positivamente os organizadores. O Presidente, João Aurélio, e o Diretor de Comunicação, Matheus Azevedo, estiveram presentes.

Clique aqui para ver todas as fotos do evento.

"O programa de mestrado da Columbia é uma grande oportunidade para os associados da ANESP e os servidores públicos brasileiros em geral. O curso funciona online, e presencialmente no Rio de Janeiro e em Nova Iorque, portanto é perfeito para quem não têm condições de se ausentar do serviço por muito tempo. A qualidade é altíssima: a Columbia está entre as 15 melhores universidades do mundo. E o conteúdo é extremamente relevante para quem trabalha para o Estado e quer obter uma visão mais global. Ainda mais, a Columbia tem batalhado para viabilizar o financiamento de todos os candidatos aprovados. Hoje, nós contamos com dois associados nesse programa. Esperamos que no futuro esse número aumente muito mais", projeta Matheus.

Thomas Trebat, Diretor do Columbia Global Center na América Latina, localizado no Rio de Janeiro, comemora o sucesso da parceria com a ANESP, ressaltando o alto nível dos servidores públicos brasileiros que fazem parte da turma iniciada em janeiro deste ano. "Eles mudaram Columbia. Eu sabia que enviando um grupo como esse de 22 servidores altamente selecionados do Brasil ia mexer com Columbia. Os professores falam que esses alunos mais do que preenchem as qualidades esperadas, que estão mais do que capazes de acompanhar as matérias. Além disso, eles enriquecem a matéria trazendo experiências para os professores incorporarem em suas aulas. Tem sido sensacional. Inclusive, servidores ligados à carreira de EPPGG, da ANESP, estão entre os melhores da turma. Isso é motivo de orgulho para todos nós e para a ANESP, grande parceira nossa”, reconhece Trebat.

A Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG) Aline Mac Cord é uma das atuais alunas do Mestrado. Para ela, a parte acadêmica do curso e os professores são excelentes, mas o que surpreende é a quantidade e a qualidade de experiência assimiladas na interação entre os alunos. "Tenho a nítida impressão de que a nossa turma tem um nível mais alto do que eles esperavam - pelo nível dos debates, pelo nível de resposta, pelo nível de questionamento crítico. São pessoas muito interessadas e muito unidas. Nos falamos várias vezes ao dia, todos os dias. Trocamos tudo. Realmente, o benefício desse curso é muito maior do que eu estava pensando que poderia ser”, afirma Aline.

Para ela, a oportunidade gerada pela ANESP ao organizar este tipo de evento deve ser elogiada. "A ANESP tem um papel de promover o profissional. É impossível promover a Administração Pública profissional sem incentivar a capacitação dos gestores e capacitação em alto nível. A ANESP está fazendo um excelente papel. Quanto mais, melhor”, enfatiza a EPPGG.

Veja todas as informações sobre o Global EMPA

Veja a apresentação sobre o Global EMPA (em português)

Dólar alto não afasta procura

Uma das maiores preocupações dos organizadores do Info Session era econômica. Como o curso tem custo fixado em Dólar e a moeda norte-americana segue em alta, temia-se que o evento não atraísse tantas pessoas quanto no último ano, na edição organizada pela ANESP no Cade. No entanto, mais de 100 pessoas estiveram presentes. 

“O público nos surpreendeu. Deu mais gente do que o esperado”, comemorou Thomas Trebat. Segundo ele, havia uma preocupação com a escalada dos custos do curso, que são fixados em Dólar. “O programa deste ano, comparado com o do ano passado, está, nada menos, do que 50% mais caro quando medido em Reais”, ressaltou. "O importante também é que miramos o longo prazo. Com certeza, em 2017 ou em 2018 o nosso país já terá ultrapassado essas dificuldades momentâneas”.

Perguntas sobre custos, forma de financiamento e bolsas de estudos fizeram parte da curiosidade da plateia. O fundador e atual Diretor do Picker Center for Executive Education da Universidade, William Eimicke, tratou de encorajar os interessados. “Uma das nossas maiores atividades é conseguir auxiliar os alunos aprovados na aplicação a encontrar parceiros que os ajudem no custeio do curso", reforçou o professor. Em seguida, assegurou que “cada centavo investido vale a pena". "Vocês verão o retorno deste investimento muito mais rápido do que o esperado. Falo isso por experiência própria. Tudo o que tenho, a confortável vida que levo, é fruto de educação de alta qualidade”, concluiu.